Pesquisa e Auditoria

Monitoramento no Ponto de Venda

Um dos grandes desafios das empresas que distribuem seus produtos através de redes de varejos é identificar se seus investimentos estão refletindo no ponto de venda. Desde acordos com os distribuidores, como espaços em lojas, como também se a equipe de promotores está desempenhando o que é predefinido nos treinamentos. Nossa empresa, através de procedimentos de Auditoria, contribui no resultado da operação comercial do cliente, fornecendo informações relevantes e permitindo maior controle dos investimentos no varejo.

COMPRADOR MISTERIOSO

Este tipo de serviço é amplamente utilizado pelos clientes para reconhecer se o conjunto de investimentos realizados estão interferindo no ponto de venda.

A Tracking Trade recruta consumidores em todo o território nacional, a fim de interpretar a compra de um determinado serviço ou produto, no determinado canal (varejo, e-commerce, call center, entre outros). Esta auditoria, quando implantada de forma recorrente, gera um grupo de informações pertinentes que podem ser utilizadas como Medidas de Desempenho (KPI’s) e assim possibilita a remuneração à equipe pelos índices alcançados.

AUDITORIA DE EQUIPE DE TRADE MARKETING

As empresas estão cada vez mais incorporando equipes de promotores para influenciar na decisão por seus produtos nos pontos de vendas e isso, em sua grande maioria, tem sido feito através de empresas especializadas em terceirização de mão-de-obra (outsourcing). Junto com isso, surgem dúvidas recorrentes quanto à execução das atividades e gestão da equipe no campo.

Nossa empresa monitora as equipes de campo, desde a presença disciplinar no varejo (local e horário), as atividades promocionais, como também o nível de conhecimento sobre os produtos (abordagem comercial). Este investimento é utilizado como indicador de desempenho (KPI) adicional nos contratos de terceirização, sendo o índice de Absenteísmo uma medida de controle de remuneração para a empresa contratada.

AUDITORIA DE PONTO DE VENDA

Um dos grandes investimentos do fabricante é o destaque do seus produtos nos pontos de vendas (shopperinsight), através de aplicação de material promocional (pop), Displays, Totens, planogramas de exposição, entre outros. Nossa empresa desenvolve com o cliente (customizado) um portfólio de relatórios detalhado permitindo não somente a visualização dos investimentos da sua marca, como também os investimentos realizados pelos concorrentes.

Pesquisa de Trade Marketing

O grande desafio das empresas é a busca constante da diferenciação dos seus produtos e serviços no mercado, sendo um desafio ainda maior o reconhecimento pelo consumidor dos atributos e benefícios  no momento da decisão de compra no ponto de venda. Devido ao fato de o Brasil ser um país de dimensões continentais, a maioria dos fabricantes distribui seus produtos por meio de redes de distribuidores e de atacadistas, surgindo assim um descontrole natural da cadeia de suprimentos. A Tracking Trade baseia-se no conceito de que a presença do produto no ponto de venda é o indicador de desempenho da cadeia de suprimento do fabricante.

PRESENÇA DE PRODUTOS NO PDV

(CADEIA DE SUPRIMENTOS)

Fornecemos informações relevantes sobre a distribuição dos produtos nas redes de varejos definidas, desde a captação da presença dos produtos (modelos/Skus), como também onde estão localizados nas lojas, como vitrines, frente de lojas, ilhas e gôndolas. Sendo este sistema de informações utilizado de forma ampla para apoiar a equipe de vendedores do fabricante a melhor controlar os investimentos realizados nos distribuidores.

PESQUISA DE PREÇO

(PREÇO FACE)

Outro desafio constante da empresa é suportar sua estratégia de Pricing devido a grande variação de preços de seus concorrentes, ou até mesmo definir preços de novos produtos. Nossa empresa fornece uma solução simples e de recorrência permitindo acompanhamento e análises para melhor definição da estratégia de preços nos canais de varejo.

RECALL DE AÇÕES PROMOCIONAIS

Os níveis de investimentos em mídias alternativas têm sido cada vez mais utilizados pelos fabricantes, a fim de atingir seus clientes de forma segmentada, mas surge como isso dúvidas da eficácia se o meio utilizado está sendo efetivo e influenciando o consumidor na decisão pela seus produtos. Apesar de todos os indicadores existentes no mercado tentarem demonstrar a conversão do investimento, nada substitui uma entrevista no ponto de venda, para verificar se os efeitos do investimento realmente foram percebidos pelo consumidor.

Temos uma estrutura completa de auditores que irão abordar os consumidores no ponto de venda e captar informação sobre o investimento realizado.